Dicas e modelos de mensagem para recrutador: destaque seu perfil!

Uma boa mensagem para recrutador inclui o destaque das suas habilidades de forma objetiva e estratégica, focando nos requisitos da vaga que você deseja.
Tempo de leitura: 10 min
mensagem para recrutador

Encontrou uma vaga de emprego interessante? Antes de enviar seu currículo atualizado e personalizado, você pode redigir uma mensagem para o recrutador com o objetivo de reforçar seu interesse e destacar sua candidatura em meio à dos concorrentes.

Portanto, você pode usar diferentes canais de contato ― WhatsApp, e-mail, LinkedIn e até redes sociais ―, considerando a abordagem mais adequada para cada caso. O mais importante é saber o que escrever para causar uma boa primeira impressão, valorizar seu perfil e aumentar suas chances de avançar no processo seletivo.

O que escrever na mensagem para o recrutador?

Uma mensagem para o recrutador precisa ser capaz de chamar a atenção nas primeiras frases, seja para informar sobre sua busca por recolocação no mercado ou participar de um processo seletivo. A ideia é se destacar desde este primeiro contato.

Embora não exista uma regra sobre o que escrever, podemos destacar elementos básicos que precisam compor qualquer mensagem dessa natureza, veja:

  • saudação apropriada: use “Olá”, “Bom dia” ou “Boa tarde” para iniciar a conversa;
  • apresentação pessoal curta: cite seu nome e sua profissão ou área de atuação;
  • principais informações sobre você: deixe claro que você está em busca de recolocação ou tem interesse em uma oportunidade específica divulgada pelo profissional ou pela empresa que o recrutador representa;
  • documento do seu currículo: comunique sobre o envio do currículo em um documento em .pdf (ou no formato solicitado pela empresa);
  • finalização cordial: agradeça pela atenção e coloque-se à disposição para compartilhar outras informações sobre você.

Além disso, para tornar sua mensagem mais assertiva, você pode mencionar brevemente suas experiências no currículo ou habilidades relacionadas com a vaga em questão, de modo a destacar sua compatibilidade com a vaga.

Para tanto, a dica é conferir quais são os requisitos técnicos e comportamentais para o cargo ou função, avaliar seu histórico e definir estrategicamente o que compartilhar nesse contato com o recrutador.

O que escrever no e-mail para um recrutador?

O e-mail para o recrutador deve seguir uma estrutura semelhante à mensagem direta, mas com um pouco mais de formalidade e detalhes. Confira nossas dicas para essa comunicação com o RH:

  • assunto claro: use de forma estratégica esse campo do e-mail. Exemplo: “Candidatura – Auxiliar de Logística – João Silva”;
  • saudação formal: sem exageros, considere que a abordagem via e-mail para entrar em contato com o recrutador pede mais formalidade que uma mensagem direta. Assim, você pode começar com ” Prezado(a) [Nome do recrutador]”;
  • currículo em anexo: informe que você está enviando seu currículo e não se esqueça de anexar uma versão atualizada do documento antes de enviar o e-mail;
  • agradecimento e despedida: mesmo que suas informações de contato já estejam no currículo, colocá-las também no corpo do texto, ao final da mensagem, tende a facilitar a interação com o recrutador.

Ainda, as mesmas orientações que passamos para a escrita de uma mensagem para o recrutador devem ser consideradas. Ou seja, também é indicado fazer uma breve apresentação pessoal, destacando características que mostrem a adequação do seu perfil para a vaga.

Tenha em mente que seu objetivo é atrair a atenção de um recrutador profissional para que seu currículo seja considerado para uma oportunidade ou para que seu nome seja lembrado, eventualmente, quando essa oportunidade surgir.

Além das dicas que já compartilhamos, para entender como redigir a melhor mensagem para o recrutador, é importante conhecer as boas práticas para iniciar e conduzir esse contato. Tratamos disso a seguir!

Boas práticas para não errar na mensagem para o recrutador

Um consultor de RH ou outro profissional da área que trabalhe com recrutamento e seleção e atração de talentos certamente recebe muitos contatos de candidatos. Saber como estruturar essa mensagem pode te diferenciar no meio da multidão e abrir portas.

Veja algumas boas práticas que aumentam suas chances de sucesso:

  • defina por onde buscar esse contato: se você soube da vaga porque o recrutador postou no Linkedin, é adequado enviar uma mensagem usando a rede. Contudo, se o profissional sinalizou que os contatos devem ser feitos via e-mail, é importante respeitar essa orientação;
  • personalize sua mensagem: evite copiar textos genéricos ou dar “ctrl+c/ctrl+v” em uma mesma mensagem enviada para dezenas de recrutadores. Em vez disso, inclua o nome do recrutador a quem cada mensagem se endereça e detalhes reais sobre a vaga em questão;
  • cuidado com erros de português: revise o texto antes de enviar, lembrando-se de que você pode contar com ferramentas digitais gratuitas para te ajudar com isso, como o Chat GPT e outras IAs de texto. Palavras escritas corretamente passam profissionalismo;
  • seja breve e objetivo: recrutadores recebem muitas mensagens e, por isso, textos longos podem ser ignorados. Prefira passar uma mensagem clara, estruturando sua mensagem de forma a facilitar a leitura;
  • não envie mensagens em horários inadequados: prefira entrar em contato com o recrutador durante o horário comercial, sobretudo em canais diretos como o WhatsApp ou Linkedin. Lembre-se, ainda, de que é possível programar o horário de envio de e-mails;
  • cuide do seu perfil: se você for enviar uma mensagem de Linkedin para o recrutador, certifique-se de que seu perfil na rede esteja atualizado;
  • mantenha seu currículo atualizado: sabendo da possibilidade de enviar seu currículo junto com a mensagem para o recrutador, revise o documento e, de preferência, personalize-o para cada vaga que você se candidatar.

O que não fazer ao mandar mensagem para recrutador?

Além dessas dicas, temos orientações sobre o que não fazer ao entrar em contato com o recrutador, a começar por “esquecer a educação em casa” e simplesmente enviar um currículo, sem qualquer saudação ou apresentação.

Isso porque, a mensagem para recrutador precisa ser estratégica e mostrar sua postura profissional. Por isso, mesmo que a sua necessidade por um emprego seja urgente, evite mensagens que peçam desesperadamente por uma oportunidade e não exagere nas tentativas de contato.

Tenha em mente que até a melhor mensagem pode ser ignorada pelo recrutador por diferentes motivos. Assim, é preciso ponderar sobre qual o canal mais adequado para buscar o contato e fazê-lo de forma intencional, seguindo nossas dicas para evitar a ansiedade de enviar novas mensagens na tentativa de “forçar” um retorno.

Ainda, não envie mensagem de áudio ao menos que você receba a indicação de que está tudo bem se comunicar dessa forma. E, caso opte por enviar áudios, evite se prolongar demais ― lembre-se de manter a objetividade.

Por fim, te aconselhamos a conduzir a conversa com sabedoria mesmo que você receba uma negativa.

Cada um desses contatos é uma oportunidade de fazer networking com recrutadores, o que pode facilitar sua vida na hora de encontrar boas oportunidades de emprego ou simplesmente de uma conversa sincera sobre o que melhorar no seu perfil e até na sua mensagem de apresentação.

Como destacar minhas habilidades em uma mensagem para o recrutador?

Uma mensagem para o recrutador, mesmo mais curta e objetiva, pode e deve chamar atenção para suas qualidades e aderência ao perfil da vaga. Para descobrir como destacar suas habilidades, confira nossas dicas a seguir:

  • se você está começando na profissão e quer um emprego sem experiência, ressalte sua disposição para aprender e vontade de evoluir na empresa:

“Estou buscando a primeira oportunidade, tenho boa disposição, sou pontual e aprendo rápido”.

  • se você tem experiência relevante na área, destaque-a de forma objetiva:

“Tenho dois anos de experiência como auxiliar de limpeza em empresas de grande porte, com passagem pela EMPRESA X [inclua uma referência com base em experiências anteriores]”,

  • cite cursos ou treinamentos e aproveite suas certificações, mesmo que básicas:

“Concluí recentemente o curso de operador de empilhadeira e gostaria de colocar meus conhecimentos em prática na EMPRESA Y [colocar o nome da empresa que você deseja trabalhar]”.

  • destaque suas características comportamentais, tendo em mente que esse tipo de habilidade também é avaliada por recrutadores em um processo seletivo:

“Tenho facilidade para trabalhar em time e sou reconhecido(a) pela pontualidade e comprometimento”.

  • conecte-se com as habilidades técnicas que estão entre os requisitos da vaga:

“Acredito que minha experiência com estoque e separação de pedidos será útil para a rotina da função de auxiliar de logística na EMPRESA Y [colocar o nome da empresa que você deseja trabalhar]”.

Considere que o que você estudou e aprendeu nos seus anos de experiência profissional resulta em uma série de habilidades que podem ser apresentadas para mostrar por que você é a pessoa ideal para ocupar determinada vaga.

Por essa razão, cada mensagem precisa ser personalizada para destacar as habilidades certas para cada cargo.

Se a capacidade de trabalhar em equipe aparecer nos requisitos da vaga, destaque sua capacidade para atuar em um time.

12 exemplos de mensagens prontas para recrutador

Para ajudar você a criar um texto que seja original, capaz de atrair atenção e aumentar suas chances de empregabilidade, buscamos 20 modelos de mensagens para recrutador que podem te servir de inspiração ― a começar por três exemplos criados pela Mariana Torres, que é especialista em recolocação e carreira, e Linkedin Top Voice.

1) Você encontrou uma vaga com seu perfil

Se você viu uma vaga aberta, se interessou e identificou quem é o profissional de RH responsável pelo processo de recrutamento e seleção, pode enviar uma mensagem neste moldes:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Recebi a divulgação da vaga [nome da vaga} da empresa [coloque o nome da empresa] e efetuei minha candidatura através do [coloque o nome da plataforma: LinkedIn ou Vagas.com ou Trabalhe Conosco] e quero apenas reforçar meu interesse pela oportunidade.

Abs,

[seu nome]”.

De acordo com a Mariana, enviar mensagem sem anexar o currículo é uma boa estratégia de primeiro contato.

A ideia é simplesmente reforçar sua candidatura, sem pedir nada, considerando que essa abordagem pode aumentar o interesse do recrutador pelo seu perfil e fazer com que o profissional decida, então, solicitar que você envie seu currículo.

2) Você enviou um convite de conexão para o recrutador

Enviar uma mensagem de Linkedin para o recrutador é algo que pode acontecer independentemente da existência de um processo seletivo acontecendo no momento.

Uma vez que sua solicitação de conexão for aceita, você pode enviar a seguinte mensagem:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Obrigada por ter aceitado o meu convite e seja bem-vindo à minha rede. Tenho experiência na área [coloque a sua área], se você precisar de alguma coisa pode contar comigo!

Abs,

[seu nome]”.

Nesse caso, estamos falando de uma mensagem de networking com recrutadores que você pode usar para estabelecer contato com profissionais do RH. A ideia não é pedir algo ou enviar currículo logo de cara, mas iniciar uma conexão que, no futuro, pode te render oportunidades.

3) Você deseja ter retorno após uma entrevista

Digamos que você participou de uma entrevista e já se passaram 15 dias sem nenhuma resposta. Assim, você decide entrar em contato com o recrutador em busca de um retorno, seguindo o modelo de mensagem abaixo:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Meu nome é [coloque seu nome] e participei de uma entrevista para a vaga [nome da vaga] no dia [data da entrevista]. Você poderia me informar o status do processo seletivo?

Abs,

[seu nome

e-mail

telefone]”.

Para situações como essa, a Mariana orienta evitar uma cobrança agressiva, focando apenas em um pedido pelo status atual do processo seletivo.

A especialista também destaca que esse modelo de mensagem para recrutador também pode ser enviado por e-mail ― em todo caso, é importante fazer essa solicitação apenas uma vez.

4) Você viu o recrutador em um evento ou palestra online

Você acompanhou um evento sobre recolocação profissional e carreira, e teve a oportunidade de pegar o contato dos especialistas em RH que participaram, incluindo de quem atua com recrutamento e seleção. Nesse caso, você pode enviar uma mensagem de networking:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Assisti à sua palestra sobre [tema do evento] e achei muito interessante. Gostei especialmente de [incluir um ponto da palestra que mais chamou sua atenção]! Parabéns pela apresentação.

Abs,

[seu nome]”.

Um contato assim pode ocorrer em forma de mensagem de Linkedin para o recrutador, visando iniciar essa conexão.

5) Você foi indicado por um colaborador da empresa

A empresa está com uma oportunidade em aberto e alguém que você conhece sugeriu que você se candidatasse ou te indicou diretamente para a oportunidade. Nesse caso, vale a pena entrar em contato da seguinte forma:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Soube da vaga [nome da vaga] na [nome da empresa] através da indicação do [nome do colaborador]. Estou acompanhando as novidades e me coloco à disposição para conversar.

Abs,

[nome]

[seu e-mail]

[telefone]”.

Perceba que, como você está afirmando sua disponibilidade para uma conversa, é importante deixar os contatos que o recrutador pode usar para falar com você.

6) Encontrou o recrutador em uma rede social

Hoje em dia, muitos profissionais têm perfis em redes como o Instagram e o TikTok para compartilhar dicas sobre processos seletivos, entrevistas e outros temas do universo do RH. Caso você encontre um recrutador a partir desses canais, pode iniciar contato da seguinte forma:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Vi seu perfil aqui no [nome da rede social] e achei interessante seus conteúdos sobre RH e seleção. Espero que possamos trocar boas experiências.

Abs,

[seu nome]”.

7) Para entrar em contato em função de um conteúdo relevante

Outra ideia de mensagem para recrutador a partir da sua presença nas redes sociais, visando “quebrar o gelo” e iniciar a conexão, é a seguinte:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Vi sua postagem sobre dicas de carreira e achei muito útil. Aproveito para deixar meus parabéns e dizer que sigo acompanhando seus conteúdos.

Abs,

[seu nome]”.

8) Para agradecer pelo feedback, mesmo negativo

Você participou de um processo seletivo, mas não conseguiu o emprego. Contudo, teve uma devolutiva por parte do recrutador e quer aproveitar o ensejo para fazer networking e elevar as chances do seu nome ser lembrado em outras oportunidades:

“Olá [nome do recrutador], obrigado pelo retorno sobre a vaga [nome da vaga]. Agradeço pela oportunidade e fico à disposição para futuras seleções.

Abs,

[seu nome]”.

9 ) Encontrou vaga nova na empresa e já tem contato anterior

Algumas empresas chamam nossa atenção a ponto de estarmos sempre acompanhando a abertura de novas vagas. Para um caso assim, considerando que você já tenha iniciado conexão com o recrutador em outra oportunidade, vale enviar uma mensagem como esta:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Notei que abriram uma nova vaga para [nome da vaga] na [nome da empresa]. Caso meu perfil ainda se encaixe, fico à disposição. Tenho experiência em [destacar brevemente suas experiências e habilidades].

Abs,

[seu nome]”.

10) Para saber se pode encaminhar currículo (após criar vínculo)

Lembra-se de que a Mariana Torres sugeriu que iniciar o contato sem enviar o currículo pode ser uma boa ideia? Então, pode ser preciso dar sequência a essa conversa depois de receber uma resposta do recrutador. Veja a sugestão de mensagem abaixo:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Vi que você atua no segmento [segmento]. Caso surjam oportunidades no futuro, fico à disposição para encaminhar meu currículo para o banco de talentos.

Abraços”.

Ressaltamos que é sempre importante saber onde mandar o currículo. Em alguns casos, a interação direto com o recrutador vai ser o melhor caminho, mas é preciso atenção às orientações da divulgação da vaga ou obtidas a partir da conversa com o RH.

11) Quando o recrutador solicita informações adicionais

Percebeu que muitos dos modelos de mensagem para recrutador focam em apenas iniciar o contato, certo? Por essa razão, você precisa saber como conduzir a conversa caso o recrutador solicite informações a seu respeito:

“Olá [nome do recrutador], tudo bem? Segue abaixo a informação solicitada. Se precisar de mais detalhes, estou à disposição.

Abraços”.

12) Ao receber mensagem automática de “vaga preenchida”

Pode ser que, ao se candidatar a uma oportunidade, você receba um retorno informando que a vaga não está mais aberta. Para casos assim, vale a pena pensar em uma comunicação com o RH pensando no futuro:

“Olá [nome do recrutador], obrigado pelo aviso. Desejo sucesso no preenchimento da vaga [nome da vaga] e fico à disposição para futuras oportunidades.

Abs,

[seu nome]”.

Em uma interação desse tipo, pode haver abertura para que você envie seu e-mail para o banco de talentos da empresa ou simplesmente para que fale um pouco sobre suas habilidades.

Candidate-se pelo Portal de Vagas da Sólides!

Como indicamos, enviar uma mensagem para recrutador pensando em fazer networking e facilitar um eventual processo de busca por emprego é uma estratégia válida.

Contudo, se você já está vivendo esse processo, antes de pensar em entrar em contato com o RH, precisa encontrar vagas que estejam alinhadas ao seu perfil. O Linkedin e outras redes sociais podem ajudar, mas a dica é não se esquecer dos portais de vaga ― lembrando-se de analisar sua confiabilidade.

O Portal de Vagas da Sólides é utilizado por mais de 7 mil empresas, com 45 mil vagas exclusivas por dia. Por lá, você cadastra seu currículo, faz um teste de análise comportamental para destacar suas habilidades e tem acesso a uma interface intuitiva para trocar mensagens com os recrutadores.

Acesse o Sólides Vagas e faça hoje o seu cadastro!

Picture of Milena Ricci
Milena Ricci
Sou Milena, formada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Atuo há 11 anos com Recrutamento e Seleção, com foco no segmento de Tecnologia. Ao longo dessa trajetória, venho contribuindo ativamente para a formação de times de alta performance, alinhando sempre o fit cultural e técnico às estratégias organizacionais.

Aqui você encontra: