Perfil profissional: 9 exemplos de apresentação para destacar seu currículo!

O perfil profissional é um resumo das habilidades, competências, experiências e características de um profissional no ambiente de trabalho.
Tempo de leitura: 6 min
perfil profissional

Você soube que, para atrair a atenção de recrutadores e receber convites para processos seletivos, você precisa de um bom perfil profissional… mas ainda nem sabe o que é isso? Tudo bem. Hora de descobrir porque pode mesmo fazer a diferença na sua busca por um emprego.

Falamos do texto descritivo que vai na seção “sobre mim” do currículo e que ajuda o RH a verificar melhor sua adequação à vaga. Ou seja, a conferir se você tem o perfil profissional certo com base nos seus atributos de carreira: qualificação, experiências e mais.

O que é perfil profissional?

O perfil profissional é uma descrição resumida de quem você é enquanto profissional, apresentando suas experiências, competências e habilidades.

É quase como uma introdução para o seu currículo e, por essa razão, costuma estar logo abaixo do cabeçalho com seu nome e informações de contato.

Portanto, esse texto deve ser estrategicamente pensado para destacar seus pontos fortes em relação às hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais). A ideia é mostrar aos recrutadores que você tem o que é preciso para desempenhar as funções do cargo em questão e se encaixa bem na cultura organizacional. 

Conheça mais sobre essas habilidades no vídeo completo do YouTube da Sólides!

O que colocar sobre mim no currículo?

O perfil profissional ou “sobre mim” do currículo deve incluir um resumo da sua experiência profissional, das habilidades para currículo mais alinhadas à vaga e do seu objetivo profissional personalizado com base na posição desejada.

É muita informação relevante que deve caber em poucas linhas. Por isso, o tamanho ideal é até 80 palavras ou cinco linhas. Assim, é importante elaborar o texto com calma e atenção, fazendo melhorias até chegar à versão final.

Lembre-se de que a descrição do seu perfil profissional pode mudar de acordo com a oportunidade a qual você está se candidatando. Depois de rascunhar seu texto de apresentação, é importante voltar aos requisitos da vaga e avaliar se há um bom nível de compatibilidade.

A ideia é usar o autoconhecimento para destacar suas qualificações profissionais e habilidades comportamentais mais alinhadas a cada posição que você se candidatar. Claro, sem inventar fatos.

Por que é importante conhecer o perfil profissional?

Conhecer o perfil profissional é importante para quem se candidata e para quem recruta talentos porque direciona melhor as escolhas. Vamos por partes!

Quando você, que está em busca de um emprego, faz o exercício de escrever uma apresentação de si para colocar no currículo, passa a ter mais clareza sobre as vagas para as quais realmente faz sentido se candidatar.

Se seus pontos fortes estão atrelados a um perfil executor, não é a melhor ideia focar seu tempo e esforço aplicando para vagas que pedem um perfil analisa, certo? E vice-versa.

Ainda como ferramenta de autoconhecimento, conhecer seu perfil profissional pode te ajudar a identificar seu potencial de desenvolvimento para conquistar a vaga dos sonhos. Uma informação que você pode usar para definir quais cursos para currículo pode fazer.

Já para os recrutadores, ter acesso ao descritivo é importante porque facilita o processo de seleção de candidatos. Ao bater os olhos em um currículo, o pessoal do RH logo busca por palavras e informações-chave que correspondam ao perfil profissional buscado.

Tenha em mente que, antes de publicar uma vaga, o RH pensa em todos os atributos necessários para o cargo; da formação acadêmica à análise comportamental. Um mapeamento de perfil ou análise também pode ser feito para aumentar as chances de que o candidato escolhido dê match com a empresa.

Como escrever um perfil profissional de destaque: 9 dicas

Se apresentar bem a partir das qualificações profissionais pode ser um desafio. Por essa razão, temos algumas dicas que vão orientar seu processo de escrita para que você desenvolva um perfil profissional bem redigido e capaz de atrair a atenção dos recrutadores. Veja:

  1. Para começar, faça uma lista com suas habilidades, as hard skills e soft skills, e consulte-a para definir quais devem ser destacadas no texto de apresentação;
  2. Em seguida, faça um rascunho do seu perfil profissional que destaque os atributos de carreira que mostram porque você tem o perfil certo para a vaga e como pode contribuir com a empresa;
  3. Se possível, utilize exemplos concretos de projetos que você realizou/participou ou de resultados que ajudou a gerar para a empresa;
  4. Revisite o anúncio da vaga e inclua no texto informações exatas sobre o cargo e nome da empresa, um erro em relação a isso pode ser fatal;
  5. Ainda consultado o anúncio, identifique e replique as palavras-chave contidas na descrição da vaga pretendida para mostrar que você compreende das demandas do cargo e da organização;
  6. Escreva com clareza e objetividade tendo em mente que frases diretas e concisas facilitam a leitura e podem destacar seu perfil entre inúmeros outros;
  7. Use verbos de ação para destacar suas habilidades (analisar, criar, gerenciar e outros);
  8. Evite clichês e dê preferência a uma descrição realista das suas experiências, competências e habilidades;
  9. Para terminar, revise o texto para corrigir erros gramaticais e assegurar que você desenvolveu um perfil profissional forte e com adequação à vaga em questão.

Caso você avalie que o resultado não está bom, invista um pouco mais do seu tempo fazendo os ajustes necessários. Você pode, sim, contar com o auxílio de ferramentas de IA nesse processo. Apenas lembre-se de revisar para evitar erros de informação e clichês.

Exemplos de perfil profissional pronto

Nada melhor do que ler textos de perfil profissional para entender melhor como fazer a própria apresentação, não acha? Separamos exemplos para diferentes contextos de busca por uma oportunidade de trabalho, confira!

Profissional principiante

Recém-formado(a) em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais, com forte interesse em marketing digital e análise de dados. Durante a graduação, participei ativamente de projetos acadêmicos focados em estratégias de SEO, mídias sociais e campanhas de performance, e desenvolvi habilidades práticas em ferramentas como Google Analytics e SEMrush. Busco uma primeira oportunidade como [CARGO] na [EMPRESA] para aplicar e expandir meus conhecimentos, contribuindo com criatividade e proatividade para os resultados da equipe.

Perfil profissional para Jovem Aprendiz

Estudante do Ensino Médio, proativo(a) e com grande entusiasmo para iniciar minha jornada profissional como Jovem Aprendiz na [EMPRESA]. Tenho bom desempenho acadêmico, especialmente em matemática, familiaridade com as ferramentas do pacote Office e habilidades de pesquisa online. Sou organizado(a), pontual e ávido(a) por aprender novas habilidades, contribuir com a equipe e desenvolver meu potencial em um ambiente de trabalho colaborativo.

Param quem está em transição de carreira

Profissional experiente em Gestão de Projetos, com 8 anos de atuação na indústria automobilística, gerenciando equipes e otimizando processos com foco em resultados. Buscando transição para a área de Análise de Dados e Business Intelligence, tenho investido em certificações recentes em Python para análise estatística e Machine Learning (ML), SQL para manipulação de dados e Power BI/Tableau para visualização, desenvolvendo projetos pessoais que demonstram minha aptidão para a interpretação e otimização de processos baseada em dados.

Perfil profissional para especialista

Arquiteto(a) de Software Sênior com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções de TI complexas e escaláveis. Liderança comprovada em equipes multidisciplinares, com foco em arquiteturas de microsserviços, event-driven e cloud-native (AWS/Azure), aplicando design patterns (MVC, DDD) e práticas de CI/CD. Profundo conhecimento em linguagens como Java e Python, com histórico de otimização de custos e performance em sistemas de alta disponibilidade.

Ideia de perfil profissional para temporário em busca de efetivação

Atendente de SAC com seis meses de experiência em contrato temporário na [EMPRESA], focado(a) na excelência do atendimento e na rápida resolução de problemas (First Call Resolution – FCR). Desenvolvi forte habilidade em lidar com situações complexas, utilizando ferramentas de CRM e scripts de atendimento adaptáveis, e retendo clientes através de comunicação clara e empática. Busco a efetivação na equipe, comprometido(a) em continuar superando as expectativas e contribuindo a longo prazo para os resultados da empresa, especialmente nos KPIs de atendimento (CSAT, NPS).

Perfil profissional freelancer

Redator(a) freelancer com portfólio diversificado, especializado na criação de conteúdo otimizado para blogs, websites, landing pages e redes sociais. Experiência comprovada em SEO on-page, pesquisa de palavras-chave, marketing de conteúdo e desenvolvimento de narrativas envolventes que geram resultados para clientes de diversos segmentos. Capacidade de gerenciar múltiplos projetos e prazos com autonomia e profissionalismo, adaptando o tom de voz para diferentes marcas e públicos, e otimizando funis de vendas.

Como destacar o perfil comportamental no currículo

“Valorizamos habilidades comportamentais mais do que experiências prévias”. A fala do Diretor do Google aponta para uma realidade que é também de diversas outras empresas: soft skills contam e muito no processo seletivo.

O primeiro passo para destacar essas competências é conhecê-las, preferencialmente, por meio de um mapeamento de perfil comportamental. Algo que pode ser feito usando diferentes ferramentas, aqui na Sólides, usamos o Profiler para uma leitura baseada em quatro perfis possíveis:

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Planejador;
  • Analista.

O resultado do mapeamento ou análise resulta em um resumo das suas principais características que permite entender como você tende a pensar e se comportar diante de diferentes situações.

Vamos a um exemplo. Uma pessoa com perfil planejador tende a ser ótima com rotina e autocontrole; embora flexível, pode ter dificuldade com contextos mais dinâmicos ou de improviso. Percebe como esse conhecimento pode ser usado para destacar pontos fortes no perfil profissional e no currículo?

Além disso, é possível usar esse autoconhecimento para destacar seu perfil em processos seletivos. Assim, fica mais fácil incluir informações que destaquem sua aderência também à cultura organizacional da empresa do seu interesse.

Do perfil profissional à conquista de um emprego

Como explicamos, ter um perfil profissional bem desenvolvido pode ser a chave para ter seu currículo selecionado pelos recrutadores ou não, inclusive, pode te ajudar a passar pela IA em processos seletivos.

Para tanto, é preciso ter intencionalidade em relação às informações compartilhadas e fazer um uso estratégico desse recurso de apresentação. Algo que você tem melhores condições de fazer agora que está finalizando a leitura deste post.

Com um “sobre mim” adequado e forte, você pode partir com mais confiança para a busca do seu emprego dos sonhos e candidatura às opções que considerar interessantes.

A dica final? Conheça o portal Sólides Vagas, confira os requisitos das vagas da sua área, personalize seu perfil e candidate-se! 

Picture of Milena Ricci
Milena Ricci
Sou Milena, formada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Atuo há 11 anos com Recrutamento e Seleção, com foco no segmento de Tecnologia. Ao longo dessa trajetória, venho contribuindo ativamente para a formação de times de alta performance, alinhando sempre o fit cultural e técnico às estratégias organizacionais.

Aqui você encontra: